Grupo Resitec / home

Perigo: tratamento inadequado de água do volume morto

Volume morto de um reservatórioO volume morto de um reservatório de água pode ser utilizado em casos extremos como os experimentados pela população do estado de São Paulo em 2014.

Como é um volume de água que nunca é utilizado por estar abaixo da linha de captação do reservatório fica muito tempo sem renovação, há um acumulo de sedimentos e poluentes e pode até ter contaminação de metais pesados e outros componentes químicos.

Para o uso doméstico essa água precisa passar pelos processos de purificação executados pela companhia de saneamento básico, as vezes tendo que passar mais de uma vez por todo o processo de purificação da água.

Em situações extremas como as enfrentadas na estiagem de 2014 o melhor a ser feito é a é a educação. Evitar desperdícios é um caminho a ser trilhado pela população e pelas empresas que se utilizam da água da rede pública.

Riscos para a saúde

O volume morto pode ter contaminação por metais pesados provenientes da indústria celulose, tecidos, tintas, solventes. Por isso o tratamento de efluentes industriais é tão importante para o equilíbrio dos recursos hídricos. Essa contaminação da água pelas industrias pode liberar na natureza metais como mercúrio, chumbo e cádmio, prejudiciais a saúde.

Compartilhe!

Leia mais

Grupo Resitec