Nos dias 23 e 24 de abril de 2015 aconteceu em São Paulo o Seminário Internacional “Gestão da Água em Situações de Escassez”. Com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) é responsável pelo encontro que contou com a participação de oito países que enfrentam problemas de escassez hídrica. México, Cingapura, Israel, Japão, China, Estados Unidos, Austrália e Espanha apresentaram suas experiências aos brasileiros.
O encontro teve como objetivo favorecer a troca de experiências de peritos de países referências globais em relação à gestão de recursos hídricos, e a discussão de programas de gestão de água em situação de escassez. Também foram discutidos a gestão da demanda pela água, redução de perdas nos sistemas urbanos de água, dessalinização, reuso de água, eficiência nas cidades, indústrias e irrigações, novas tecnologias de potabilidade de água, instrumentos econômicos para redução da demanda em situação de crise e também as estratégias para emergências em secas prolongadas.
No primeiro dia de evento o foco foi a exposição e discussão de experiências nacionais que apresentem casos bem-sucedidos de gestão e enfrentamento de condições críticas da falta de água. Já no segundo foi a apresentação de tecnologias, processos e equipamentos que solucionam situações da escassez hídrica.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)